Michael Kors é um talentoso estilista que já atrai holofotes desde a infância,
quando o então ator mirim vivia entre frequentes viagens rumo ao centro da
cidade para participar de testes de comerciais. Ele estudou Design de moda na Fashion Institute of Technology, badalada e conceituada
instituição de NY. Aos 19 anos já criava coleções para a renomada
butique Lothar’s, ponto de encontro de fashionistas na Manhattan dos anos 70.
Não demorou muito para atrair a atenção das revistas de moda e, daí para o
lançamento de sua marca própria, em 1981, foi um pulo.
A
primeira coleção de roupas femininas MICHAEL KORS, que traduzia a mistura entre
a sofisticação e a sensibilidade modernista, foi parar direto nas luxuosas
araras e prateleiras das lojas de departamento mais conceituadas da cidade,
como Bloomingdale’s, Bergdorf Goodman, Lord & Taylor, Neiman Marcus, e Saks
Fifth Avenue. O
estilo de MK, como ficaria conhecido, foi influenciado, principalmente, por
Halston, ícone da moda americana nos anos 60 e 70. Sua combinação de luxo e
sofisticação com a simplicidade de uma camiseta deu novo sentido ao termo
“sportswear” e era dedicada a mulheres de qualquer idade e qualquer
nacionalidade, que fossem ligadas em moda, mas longe de serem “fashion victims”
(termo criado para descrever pessoas que compram qualquer peça que apareça nas
páginas de revistas especializadas, sem nenhum discernimento).
Seu
segredo era mesclar peças simples e esportivas com detalhes luxuosos e muito
brilho, especialmente combinando camisetas básicas com pérolas e saias
clássicas até os joelhos, jeans com estolas de pele ou mesmo vestidos de jérsei
com pesadas jaquetas de esqui. O sucesso nos primeiros anos foi enorme. Em
1983 recebeu seu primeiro prêmio por originalidade na moda americana, pela Du
Pont, e desde então, o “mais velho jovem estilista de Nova Iorque”, como ele
mesmo costuma se intitular, já foi nomeado para um sem número de premiações de
talento e reconhecimento. Foi nomeado diretor criativo da maison francesa
Celine em 1997, na qual permaneceu por seis anos, e foi o responsável por
reinventar e trazer a marca de volta aos holofotes do mundo da moda.
Com
coleções disponíveis nas maiores lojas de departamentos nos Estados Unidos, sua
primeira loja própria foi inaugurada somente em 2000, no número 974 da Madison
Avenue, em pleno coração de nova York. Nos anos seguintes, a marca ganhou mais
quatro endereços exclusivos: na Rodeo Drive, reduto do luxo mais famoso em Los
Angeles, na costa oeste norte-americana; em Manhasset, próximo a Long Island;
em Tóquio, no Japão; e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda
neste período, ampliou sua linha de atuação, lançando acessórios femininos,
como bolsas, sapatos e óculos de sol; as primeiras fragrâncias; uma completa
linha de relógios, que se tornou um verdadeiro sucesso; além de sua coleção de
roupas masculinas.
A partir de 2004, o estilista criou duas novas linhas: MICHAEL Michael Kors, introduzida simultaneamente em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, que incluía também acessórios de couro e alfaiataria masculina; e a KORS, composta por versões fiéis em tecidos alternativos e, portanto, de menor valor, das peças mais luxuosas de sua própria coleção, como casacos com aplicações de pele e vestidos elaborados. Desde então, os negócios da marca MICHAEL KORS vêm se expandindo mundialmente em uma velocidade vertiginosa. O resultado: além de lançar oficialmente sua aclamada coleção de relógios no Brasil em 2008, a marca inaugurou em 2010 sua maior loja âncora em plena cidade de Paris, na chique e sofisticada Rue St. Honoré. O estilista Michael Kors, que invariavelmente veste camiseta preta com blazer da mesma cor.
A partir de 2004, o estilista criou duas novas linhas: MICHAEL Michael Kors, introduzida simultaneamente em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, que incluía também acessórios de couro e alfaiataria masculina; e a KORS, composta por versões fiéis em tecidos alternativos e, portanto, de menor valor, das peças mais luxuosas de sua própria coleção, como casacos com aplicações de pele e vestidos elaborados. Desde então, os negócios da marca MICHAEL KORS vêm se expandindo mundialmente em uma velocidade vertiginosa. O resultado: além de lançar oficialmente sua aclamada coleção de relógios no Brasil em 2008, a marca inaugurou em 2010 sua maior loja âncora em plena cidade de Paris, na chique e sofisticada Rue St. Honoré. O estilista Michael Kors, que invariavelmente veste camiseta preta com blazer da mesma cor.
Tatiana Nunes
Fontes:
Michaelkors.com
Wikipedia
Resumodamoda
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