0 comentários
terça-feira, abril 14

Profissão Design de Moda (Carreiras) - Blog Tatiana Nunes

--
 

Na História da Moda, um profissional Estilista era visto antigamente pela sociedade como símbolo de glamour e fama, e existiam poucos Estilistas no mundo da Moda porque nem todos podiam trabalhar com a Alta costura ou mesmo abrir suas próprias maisons ou ateliês nesse segmento de luxo. Após a Revolução industrial, a evolução sociocultural, o avanço da tecnologia, o surgimento do sistema Pret à Porter, do Fast Fashion e das faculdades de Moda, o Estilista contemporâneo tornou-se também um Designer e passou a ter mercado na indústria da Moda, tendo 99% de trabalho e apenas 1% de Glamour e fama para a grande maioria. Atualmente o número de Estilistas ou Designers de Moda aumentou, disponibilizando nessa área diversas atuações profissionais para quem tem formação em Moda e especializações afins, lembrando que Design de Moda ou Estilismo é uma profissão com formação superior como outra qualquer que exige muito trabalho, criatividade, inovação e dedicação, portanto, se alguém pensa em cursar essa faculdade só pelo glamour ou porque gosta de comprar roupas da moda, sugiro que comece a pesquisar mais sobre essa profissão, porque não é bem assim que a coisa funciona.
 
Quem cursa ou já cursou Moda sabe que é preciso ralar muito, falo isso porque na época que estudei Moda vi algumas colegas desistirem do curso porque associavam moda somente ao glamour, e depois viram que o negócio era diferente, por isso tive que me dedicar bastante, abrir mão de muita coisa, passar muitas noites em claro fazendo trabalho e estudando diversos conteúdos teóricos e práticos. É preciso saber desenhar e ter habilidades para trabalhos de artes manuais e gráficas, está sempre informada com as tendências da moda e saber interpretá-las, ter muita criatividade e prática com base em várias referências teóricas, artísticas e culturais, sendo necessário muita pesquisa, leitura e boa escrita para apresentar muitos projetos, inclusive o TCC. Não é nada fácil, mas quem se encaixa nesses quesitos, ama essa profissão maravilhosa que compensa qualquer esforço. E o trabalho continua... O profissional com formação acadêmica em Design de Moda pode exercer diversas carreiras nessa área, como: Estilista, Modelista, Figurinista, Produtor(a) de moda, Stylist, Ilustrador(a) de moda, Personal Stylist, dentre outras. Confiram as atuações de algumas dessas carreiras na área de Moda:


Designer de Moda ou Estilista

O termo "Estilismo e Moda" aos poucos foi sendo substituído por "Design de Moda" na formação acadêmica desta área, passando a incluir na grade curricular os conceitos de Design, sendo assim a graduação superior em "Design de Moda" une os dois conceitos de "Design" e de "Estilismo". Contudo, considera-se Designer de moda ou Estilista a mesma profissão, porém, a diferença está apenas no conceito de cada um, pois o "Estilismo" está relacionado com o campo da arte, visto como um artista livre para criar peças únicas na conceituação de um objeto. Por sua vez o "Designer" se preocupa com as questões objetivas e projetistas dos produtos na hora da criação, sendo mais voltado para projetos que visam a funcionalidade e a estética ao mesmo tempo para a produção em série no sistema de Moda atual.

Quem tem formação em Design de Moda pode ter algumas nomeações nos seguintes termos: Designer de Moda, Fashion Designer ou Estilista, tanto faz. Portanto, Designer de moda é o profissional responsável pela criação de produtos de moda para diversos públicos (feminino, masculino, teen, infantil e inclusivo), com uma variedade de produtos e segmentos de mercado, como: jeans, moda praia, fitness, lingerie, esporte, surf, festa/noivas, acessórios, sapatos etc. Esse profissional projeta e desenha coleções manualmente e por meio de softwares no computador, faz trabalhos como freelancer, faz consultoria de Imagem, Estilo e Moda, pode trabalhar como autônomo ou pode ser contratado por empresas do ramo da confecção, seja em fábricas de confecção (no setor de Criação e Estilo) ou em Ateliês de moda. Em marcas e grifes de Moda como as empresas que já tenham um segmento pré estabelecido, lojas de tecidos (sugerindo modelos e desenhando looks de acordo com os tecidos que o cliente deseja) ou abrir uma empresa de marca própria (empreender)




 



Deixando bem claro que "Estilista" é uma profissão e "Costureira" é outra, não é a mesma coisa, pois no setor de criação o Estilista (ou Designer de moda) cria os modelos e desenvolve as fichas técnicas que passa por todos os setores até chegar ao setor de produção (onde ficam as costureiras que irão produzir em escala), ou seja, as costureiras costuram os projetos do estilista numa confecção. Porém, o estilista acompanha todo esse processo para que o resultado final seja de acordo com o que foi idealizado por ele, por isso que durante a faculdade de Design de moda estudamos noções práticas de costura, apenas para entendermos melhor as etapas de construção do vestuário, e também claro, se quisermos confeccionar algumas peças de roupas simplesmente por opção.

Antigamente um "Estilista", algumas vezes era considerado um "costureiro famoso", não porque ele costurava, mas sim porque suas criações eram voltadas somente para o segmento de "alta costura", antes do sistema "Prêt à porter" se expandir no mercado da moda, sendo confundido esporadicamente com a profissão da "costureira" que costurava as roupas. A maioria dos Estilistas eram homens e tinham pouquíssimas mulheres no Estilismo, na costura as mulheres eram chamadas de costureiras e os homens de alfaiates. Para ficar mais fácil de compreender a atuação do Designer de moda com relação ao vestuário e outros produtos de moda, pode ser comparado, por exemplo, ao trabalho de um arquiteto ou engenheiro civil, que apenas projetam e acompanham a construção dos prédios, mas não são eles que os constroem. 


Necessário: Além da graduação superior em Moda, esse profissional precisa ter muita criatividade, conhecimento sobre as tendências da moda, referências histórico culturais, desenho, modelagem, acabamento, caimento de tecidos e habilidades em programas de Design/artes gráficas.



 
Modelista

Além de Estilista, o Designer de Moda também pode ser Modelista na indústria da confecção. O Modelista tem o papel de transformar a ideia ou croqui do Estilista em moldes, ou seja, fazer as modelagens para fabricar a peça piloto que será aprovada para a produção em série (executada pelas costureiras). A modelagem pode  ser feita manualmente (plana e moulage) e pode ser digitalizada em softwares específicos no computador, como o Audaces p.ex. Necessário: Muita paciência, habilidade com geometria já que trabalha-se muito com réguas.Conhecimento em tecido e caimento dele também é fundamental, a profissão de modelista é super carente de bons profissionais, portanto, trabalho não falta.


 




Stylist, Fotografo(a) de moda e Produtor(a) de moda

O stylist é a pessoa que cria o conceito que os Editorias de moda traduzem sobre as tendências que virão, ou seja, é a pessoa que pega as peças de roupas e acessórios e mistura com cenário, estúdio ou ambiente no qual o produto será fotografado geralmente em modelos, deixando tudo lindo e com cara de desejo para o consumidor. Também trabalha com a imagem da marca e opina quais peças  poderão se apresentar em um desfile ou resvistas de moda. Se tiver experiência e formação em fotografia, também pode atuar como Fotógrafo(a) voltado para a área de Moda. O Produtor de moda produz os editoriais de moda, organiza desfiles e eventos nessa área, ou seja, é o profissional responsável por montar as composições de roupas e acessórios para Produção de Catálogo, Editoriais de Revistas, Desfiles, Campanhas Publicitárias e Eventos em geral. Já o Produtor de Desfiles deve coordenar tudo que envolve um desfile. Luzes, passarela, trilha sonora, equipe de apoio, maquiadores, camareiras, recepcionistas.  Necessário: Ter formação em Moda, sendo interessante também ter uma Especialização em Planejamento e Gestão de Eventos. Ser uma pessoa informada, atenta ao que acontece nas passarelas e nas ruas, já que esse ramo é geralmente freelancer.




Stylist na Produção de Moda




Fotografia de Moda



Produção de Desfiles



Personal Stylist ou consultor(a) de moda e imagem 

É o profissional responsável pela imagem de uma determinada pessoa, profissional ou empresa através de consultorias relacionadas ao vestuário, postura, maquiagem, acessórios que possam estar de acordo com o estilo de cada um. Cuida da imagem do cliente ou empresa, auxiliando a construção de uma identidade pessoal ou profissional, condizente com o estilo pessoal, valores e estilo de vida da pessoa. Necessário: ter formação específica na área e conhecer os estilos, tipos físicos de cada cliente e sobre as tendências e peças do vestuário para cada ocasião.



  
Figurinista

O figurinista é o responsável pela criação do vestuário, estilo e identidade visual de um personagem ou figura artística em produções teatrais, cinema, ópera, ballet, teledramaturgia, apresentadores de programas de auditórios ou qualquer outro tipo de programa televisivo. O diretor ou autor traça todo o perfil dos personagens e partir daí é por conta do figurinista produzir as roupas, acessórios e toda a composição visual do personagem ou artista. O profissional pode criar os seus próprios modelos ou buscar já peças existentes de diversas marcas ou mesmo por pesquisas históricas e culturais de diversas regiões e culturas do mundo. Necessário: Eles precisam estar totalmente atualizados sobre a moda, história e conhecimento sobre culturas.


 


Vitrinista 

Esse profissional trabalha com montagens de vitrines das marcas de acordo com o tema da coleção, datas comemorativas, público alvo específico ou promoções, responsável pela decoração e escolha de roupas/acessórios/adereços que serão expostos na vitrine de uma loja ou evento, seja em vitrines internas ou externas. Deve ter formação em Design de Moda ou Design de Interiores ou Arquitetura e fazer um bom curso de Visual Merchandising ou Vitrinismo.




 




Cool Hunter ou Caçador(a) de Tendências 

São especialmente bons em perceber tendências em suas fases iniciais e em predizer quais produtos se adequarão a elas (JONES, 2005). São profissionais que trabalham para alguma empresa de Moda com a função de achar algo inovador que seja uma aposta para cair no gosto das pessoas (consumidoras). Eles são pesquisadores que circulam pelas ruas munidos de seus indispensáveis materiais: bloco de notas, máquina fotográfica digital e uma enorme curiosidade. Estão atentos aos pequenos grupos ou pessoas que usem algo com um potencial de vir a ser massificado, como por exemplo:  tribos urbanas, streetwear, vestuários e estilos de culturas e lugares diferentes etc. Um Coolhunter também está atento aos comportamentos, diversas culturas, ao sentido por onde caminham as tendências no local onde estão situados, ao que ali se consome e ao que atrai a atenção do público em geral.




 


 


Jornalista de Moda / Blogueiro(a) de Moda

Escreve matérias e opina nas coleções de estilistas de marcas famosas, faz cobertura de desfiles/eventos de Moda e informa sobre notícias do mundo fashion em revistas, jornais e sites especializados em Moda, traduzindo aos seus leitores tudo que já é ou será tendência. Para ser uma Colunista ou Blogueira de Moda com foco em escrever em Blogs e sites especializados nesse assunto é ideal ter de preferência um bom conhecimento em Moda, estar sempre antenado e ter conhecimento nessa área para desenvolver conteúdos mais confiáveis e mais informativos sobre esta temática. Necessário: Para ser jornalista de Moda, o profissional com graduação em Moda precisa ter uma formação ou especialização/aperfeiçoamento em Jornalismo de Moda, estar sempre atento as novidades, tecnologia e culturas, ler muito, escrever bem e em alguns casos é interessante falar o idioma inglês.









Ilustrador(a) de Moda

Os ilustradores de moda fazem ilustrações em revistas, livros, sites e agências de publicidade, criando imagens para editoriais, matérias de moda e para publicidade de diversos segmentos. Seu trabalho também é requisitado para a criação de estampas, especialmente as localizadas. Originalmente, o trabalho do ilustrador é tornar os croquis de moda mais elaborados e mais bonitos, utilizando-se de diversas técnicas de desenho e pintura ao apresentar para o cliente/empresa. O domínio das técnicas de ilustração auxilia o profissional formado em Moda a agregar valor às suas criações, sendo a "ilustração de Moda" uma forma artística de expressar a visão de um Designer, sendo importante para qualquer projeto de moda. Necessário: Desenhar muito bem, ser criativo, conhecer diversas técnicas de pintura manuais e digitais, e ser atendo às tendências da Moda.


 


 
 

Ilustrações de Alceu Penna




 

Empreendedor

Se formou em Design de Moda e quer montar sua própria marca por diversos canais de vendas com segmentos e públicos específicos do mercado de Moda. Enfim, essas são apenas algumas das diversas carreiras que um profissional formado em Moda pode atuar. 


                                                     Tatiana Nunes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Tatiana Nunes 2016| Todos os direitos reservados 2011 ©
|
Topo