0 comentários
quinta-feira, junho 30

Designer de Moda na Estamparia

--
O trabalho do Designer de estampas não se restringe apenas em saber usar programas de Design no computador, vetorizar imagens, ou imprimir figuras prontas, não é nada disso! Para trabalhar na área de estamparia é necessário ter outras habilidades e qualificações profissionais para se inserir no mercado da indústria da Estamparia (Têxtil e Confecção). Primeiro, é importante ter formação em Design de Moda ou Design Gráfico para aprender a técnicas necessárias que o mercado de trabalho exige, principalmente diante da concorrência de profissionais cada vez mais preparados e  interessados no conhecimento, por isso não basta só saber mexer no computador. 

É preciso ser criativo, inovador, ter habilidades artísticas, conhecer o estudo das cores, gostar de desenhar e está sempre informado sobre cultura e arte para facilitar na criação de diversos tipos de estampas (corridas e localizadas), sejam elas manuais ou digitais para colocá-las em tecidos ou em qualquer peça do vestuário ou acessório, especialmente no caso da área de Moda, em que um Designer/Estilista trabalha desenvolvendo desenhos de estampas temáticas e criativas para Coleções de moda, que são desenhos manuais a digitais colocados fichas técnicas para serem passados aos setores da Produção. No caso da Moda autoral, as estampas são feitas geralmente por meio de desenhos e pinturas manuais. Por isso que é importante saber desenhar, ter faro artístico, ser criativo e dominar muito artes gráficas e diversas técnicas/materiais para estamparia. Contudo, existem boas faculdades/cursos de Design que abordam o estudo da Estamparia para ajudar a aflorar a habilidade de criação para quem deseja trabalhar nesta área.  

Conclusão, o negócio é bem diferente do trabalho de profissionais que apenas ilustram figuras e personagens já prontos e impressos em brindes e objetos em geral, pois nesses casos o mercado não exige conhecimento das técnicas de estampas, talento artístico, criatividade e Projetos com pesquisa temática para o processo criativo. Abaixo, estão alguns dos desenhos técnicos com estampas digitais que eu fiz para dá um exemplo básico do trabalho do Designer/Estilista na área direcionada a estamparia, que se inicia com o Projeto de Coleção, desenho dos motivos das estampas e das roupas, criação dos módulos até as estampas ficarem totalmente prontas com várias opções de cores e formas, seja para estampar tecidos ou peças do vestuário da Coleção criada pelo próprio Designer de Moda.



Tatiana Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Tatiana Nunes 2016| Todos os direitos reservados 2011 ©
|
Topo